sexta-feira, 15 de maio de 2009

O livro dos políticos




Já pensou em se divetir com um perfil cômico dos presidentes do nosso lindo Brasil? Pois esta é a proposta de 'O Livro dos Políticos' (Heródoto Barbeiro e outra cidadã que eu não lembro o nome e que eu posto quando eu chegar em casa!) e que não sai da minha cabeceira de leitura!

O texto é ótimo e a edição ficou muito boa. A idéia é discutir política de uma forma gostosa, leve e cheia de ironias. Ironias que são responsáveis pela graça do livro. O perfil de cada presidente é traçado com base em declarações ou atitudes que marcaram a época. E, a partir disto, o livro explica os fatos relevantes para a vida do brasileiro.

Por exemplo: a famosa frase de Fernando Collor 'Não me deixem só' é o caminho para contar como o jovem alagoano que prometeu acabar com os marajás chegou a presidente e se envolveu em um mar de problemas que terminaram no afastamento do menino. O melhor de tudo é que Collor terminou sozinho mesmo, sem irmão, tesoureiro, esposa e, principalmente, sem amigos na mídia - coisa que ele tanto gostava.

Dedico parágrafo especial aos perfis dos generais que 'presentearam' a história do Brasil com 25 anos de ditarura (e que todos querem esquecer). É incrível como eles pintaram e bordaram nesta nação, manipularam opiniões, catequizaram civis e tiveram apoio dos Estados Unidos (por motivos óbvios, já que a maior potência do mundo morria de medo de um revolucionário chamado Fidel).

Bom, mas, voltando: os capítulos dedicados aos generais estão óooooooootimos. Morri de rir. Deu até vontade de ler mais sobre Figueiredo, que ficou famoso pela frase 'Prendo, bato e arrebento', dita em uma entrevista coletiva à epoca.

Esse envolvimento todo com a leitura só é possível graças à edição do livro. Para não ficar chato, o sábio editor intercalou os textos com uma 'faixa cronológica' que traz, ano a ano, os principais fatos ocorridos no país durante o mandato de cada governante - e aí entram todo o tipo de informação, incluindo detalhes da nossa cultura.

Além disso, vale a pena ler todas as colunas 'Denúncias e escândalos', que também interagem com os perfis. E também os quadros 'Personalidade' que mostram pessoas que influenciarm o governo de alguma forma, com direito a expor suas fraquezas, inteligências e besteiras. Sim, porque todos nós fazemos besteiras. Até Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário